SEO para imagens – Guia para um site otimizado. - Agência TDW
Salvador
Av. Luis Viana, nº13223
Hangar Business Park, Torre 1 Sala 707
contato@agenciatdw.com
Whats: 55+(71) 3111.9398
Noida
B-48, Sector 64, Noida
Uttar Pradesh – Índia
Ph/Whats: +91 991.044.7588
Voltar

SEO para imagens – Guia para um site otimizado.

Neste post vamos falar mais do que sobre texto alternativo para SEO de imagens, vamos tratar de otimização para dispositivos móveis, site map XML, dados estruturados, semântica e alguns hacks mais recentes para fazer com que suas imagens sejam mais atrativas e tragam mais tráfego direcionado.

Os padrões de SEO para imagem voltaram com força total e estão diferentes do que costumavam ser. O google não se contenta mais com imagens de palavras básicas, ele quer um significado mais profundo na leitura e interpretação de uma imagem experimentando além disso um carregamento quase instantâneo. É isso mesmo amigo, velocidade importa e muito.

 

Lista de Verificação de SEO de imagem

Mais abaixo veremos uma lista de itens sobre o qual falaremos nesta pagina.

  • SEO para imagens em 2022
  • Como compor suas imagens
  • Preparando uma imagem otimizada
  • Como identificar corretamente uma imagem
  • Além do básico em SEO de Imagens

SEO para imagens em 2022

As recomendações para SEO de imagens do google estão em constante mudança, então vamos falar um pouco sobre o que está acontecendo atualmente em SEO para imagens.

Em 2013 o google lançou um botão chamado de Visualização de imagem, quando alguém buscava uma clicava em Visualização de imagem era levado diretamente para a imagem, isso meus amigos, tornou nosso trabalho na prática de SEO de Imagem praticamente inútil. Os sites perderam aproximadamente 65% do tráfego advindo de imagens.

Em 2016 a Getty Imagens protocolou uma queixa à Comissão Europeia contra o Google alegando concorrência desleal e venceram. O google removeu o famigerado botão e o trafego de pesquisa de imagens voltou a fluir para os sites que hospedavam imagens novamente. O SEO para imagens voltou a ser alta prioridade nos últimos meses.

Algoritmos de reconhecimento de imagem estão se tornando assustadores para identificar imagens

Confira esta imagem da Pipoca (O estagiário escolheu esse nome) nesse vestidinho lindo que pegamos lá no site da Petz e mudamos propositalmente o nome. Fofinha ela né?

 

Ao carregar a imagem com nome modificado na API Cloud Vision do Google , ela identificou o que está na imagem com uma precisão de 97% mesmo sem nenhuma pista no nome do arquivo. Assustador não? Mas como você poderá notar na imagem abaixo, ela não identificou o vestidinho, então parece que que ainda há a necessidade de nós, humanos. Ah!

Se o algoritmo do google não é capaz de solucionar tudo e cuida apenas do ‘’básico, então precisamos voltar nossa atenção para as coisas mais importantes, o que nos leva a…

SEO para imagens – Semântica

Os algoritmos do google programados para o reconhecimento de imagem não são os únicos que receberam atualização. Os algoritmos que estão consumindo suas páginas não estão apenas ou simplesmente caçando palavras-chave ou procurando correspondências exatas para descobrir o que sobre o que sua página é. Eles estão analisando seu conteúdo como um todo para entender a relação entre palavras-chave e outras palavras relevantes relacionadas ao tópico buscado.

Isso permite que os ‘’robozinhos’’ que rastreiam suas páginas possam entender o significado mais profundo do seu conteúdo. Se alguém buscar seu tópico, usando um sinônimo ou variação ortográfica de sua palavra-chave segmentada, o mecanismo de pesquisa poderá intuir sua intenção e exibir seu site como resposta. Isso se chama: Pesquisa Semântica.

Para você ter uma ideia da relevância das pesquisas semânticas e o porque precisamos ter uma abordagem geral sobre ela e o quão grande precisa ser essa abordagem, faça uma pesquisa em uma ferramenta de palavra chave como a KeywordTool.io , e veja cada frase que o google sugeriria para a continuidade de sua pesquisa.

KeywordTool.io encontra frases-chave semanticamente relacionadas em seu tópico.

Muitas palavras chaves semânticas aparecerão para o seu tópico, assim temos uma visão mais ampla para uma estratégia de conteúdo SEO de palavras-chave.

A velocidade da página realmente importa

Antes de 2018, a velocidade da página contava apenas para classificação em pesquisas de desktop, porém neste mesmo ano o google anunciou que a velocidade de uma página seria um fator importante na classificação para pesquisas móveis.

Isso significa que, para que suas imagens tenham um bom desempenho na pesquisa, você não apenas precisa adicionar as informações na identificação corretas, como text Alt, mas também otimizar as imagens.

Imagens superdimensionadas que não são otimizadas funcionam com ancoras lançadas na velocidade de seu site. Embora aqui na Agencia TDW trabalhamos assim de otimizar todo o seu site, nós sabemos que as imagens são o lugar ideal para começar este trabalho. Lembre-se disso quando pensar em contratar uma agência para fazer seu site. Enquanto alguns profissionais podem oferecer apenas otimizações que acontecem depois que você carrega sua imagem, vamos cobrir isso, além de obter uma vantagem na pesquisa otimizando suas imagens com perfeição.

Compondo uma imagem adequada à pesquisa

Você não tira uma foto, você faz. Criar imagens para seu conteúdo não é muito diferente. Imagens exclusivas são mais propensas a aparecer na pesquisa.

Tratando-se de SEO para imagens, use arquivos originais

Evite imagens de bancos de imagens. POR FAVOR! Especialmente as manjadas e bregas. As imagens originais, ou seja: Produzidas por você tem um desempenho significativamente melhor na pesquisa do que as imagens de bancos de imagens, então pegue seu smartphone e faça um trabalho original. O google recompensará seu esforço.

 Veja aqui o que eles têm a dizer sobre isso: “Certifique-se de que seu conteúdo visual seja relevante para o tópico da página. Sugerimos que você exiba imagens apenas onde elas agregam valor original à página. Nós particularmente desencorajamos páginas onde nem as imagens nem o texto são conteúdo original .”

Agora eu entendo que no mundo dinâmico que vivemos nem sempre vai dar para utilizarmos imagens 100% originais, no seu conteúdo. No entanto se não for possivel utilizar imagens reais, lembre-se de se certificar sobre os direitos necessários para usar essas imagens. Alguns bancos de imagens nos permitem modificar essas imagens como quiser então, aqui na Agência TDW

Usamos um pouco de imaginação e ‘’magia’’ (Entenda-se photoshop) para ao menos transforma-las em semi-originais.

Imagens Inúteis só pesam seu site.

Nós ouvimos de muitos clientes o famigerado ‘’Está vazio demais’’. Você precisa usar imagens para aprimorar seu conteúdo e comunicar informações e não para preencher vazios. Como mencionei anteriormente, as imagens adicionam muito peso as páginas da Web, portanto se a imagem não é relevante ao seu conteúdo, exclua. Delete. Apague.

De acordo com o Google, páginas que convertem tem 38% menos imagens do que as que não convertem. Mais imagens não muda nada em sua página. Na verdade, se o seu conteúdo tiver poucas imagens impressionantes, é mais provável que elas atraiam a atenção do usuário, mas cada imagem adicional ‘’rouba’’ um pouco do brilho das outras fazendo com que no final nenhuma delas chame realmente atenção. A galerias não aparecem em pesquisa pelo mesmo motivo, então evite-as.

Não inclua texto diretamente nas imagens. Ah os amadores!

Se uma imagem precisa de um título decorativo, isso precisa ser feito em HTML ou CSS. Não estou falando apenas de melhorar a acessibilidade e a legibilidade, mas também de ‘’Responsividade’’, que é a adequação a dispositivos móveis. Além disso, você pode ter um nível de compactação (redução de peso) se não precisar se preocupar em manter um texto legível escrito na imagem.

Preparando uma imagem otimizada

Escolher qual imagem utilizar no seu site não é tão simples, e precisa respeitar algumas etapas. Para ter um desempenho maior nas pesquisas.

  • Tamanho adequado – Se a exibição na tela é 550x320px, é esse o tamanho exato que sua imagem deve ter, nem menor, nem maior.
  • Compactada – Quão amis leve seu site é, mais rápido ele roda, logo quanto mis leve for sua imagem melhor. O ideal é imagens de no máximo 300kb para seções e 400kb em caso de banners maiores.
  • Formato de última geração – Não faz sentido você ter um PNG que é mais pesado onde poderia ter um JPG ou mesmo o mais indicado Webp. Ícones por exemplo deve estar em SVG.
  • Título descritivo – Não menos importante a descrição da imagem deve ser clara, este último merece um tópico maior.

Como nomear imagens para SEO: títulos de imagem

É muito importante um título descritivo em sua imagem, modificar este título padrão gerado pelas câmeras ou fornecido pelo banco de imagens é de suma importância na sua estratégia SEO.Você não necessariamente precisa colocar palavras chave nos títulos de suas imagens, apenas uma descrição clara do que ela é ou mostra. Isso ajudará o seu SEO Semântico. Vamos a um exemplo…

Meu gato pulando na areia, por exemplo, seria gato-pulando-na-areia.jpg. Isso é mais adequado do que somente gato.jpg

Ok. Agora chegamos a parte onde dizemos exatamente ao goolgle o que são nossas imagens.

Título da imagem

O título da imagem é diferente do nome do arquivo da imagem. O título da imagem é mais importante para o SEO doque necessariamente o nome do arquivo que você subiu, o primeiro contribui para o seu SEO, enquanto o último pode ser deixado de lado.

Texto alternativo para SEO para imagens

Ao inserir uma imagem em seu site, um dos detalhes mais importantes que você deve considerar é o atributo Alt para suas imagens. Não apenas melhora a acessibilidade para os visitantes que visitam seu site usando um leitor de tela, mas contribui significativamente para sua classificação SEO.

Para escrever um atributo Alt eficaz para sua imagem, basta mentalizar uma descrição sucinta da imagem. Imagine que você deva escrever algo que quem não pudesse ver a imagem conseguisse mentaliza-la e entender o que você quis comunicar ao inclui-la. Veja abaixo um exemplo claro.

alt text=” Menina correndo através de um gramado vestida de borboleta azul com os braços estendidos.”

Meta Descrição

A forma com que sua imagem aparecerá na pesquisa será afetada pela meta descrição presente na página. Segundo o guia de imagens do google, você deve verificar o título e a descrição de sua página para ajudar o google a ‘’gerar um título e um snippet para explicar ao usuário cada resultado e como ele se relaciona com o que foi pesquisado.’’

Acho que isso é tudo!

Bom, se você chegou até aqui, então você já tem a noção necessária para dominar a pesquisa de imagens do google de forma eficaz. Ao contrário do conteúdo de texto normal, se por acaso você usar uma imagem que viu em outro site você não sofrerá penalizações do google, neste caso a imagem melhor otimizada vencerá. Se você realmente quer ter um site otimizado em com SEO de imagem bem estruturado eu sugiro que busque nossa equipe e faça uma cotação para seu projeto.

Para você, já tentou otimizar suas imagens para aumentar o tráfego? Os resultados foram positivos? Você tem alguma outra dica de SEO de imagem? Lembra de algo que eu esqueci aqui?

 

Author avatar
Andre Marques
https://agenciatdw.com/
Especialista em marketing digital pelo Google, apaixonado por xadrez, pelo palmeiras e por cerveja além de ser nosso CEO na agencia TDW.

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Você pode alterar isso a qualquer tempo. Politica de Privacidade

OK, ENTENDI